Introdução
O anarquismo aqui chamado de anarquismo essencialista é o que
segue os ensinamentos dos teóricos e criadores do anarquismo que, com suas
práticas, têm cada vez mais, livrado da miséria e sujeição milhões de
pessoas na atualidade. Portanto sem se afastar da essência do anarquismo. E, ateneuista,
substituindo os partidos políticos por os seus ateneus. Quando estou
dizendo que o anarquismo essencialista e ateneuista tem libertado da sujeição e
da miséria milhões de pessoas em todo mundo é porque a seu postulado básico é sua
recusa da dominação do homem
pelo homem. O anarquismo é isto: recusar a dominação do homem pelo homem em
todas as relações humanas. E isto tem conseguido livrar milhões de
pessoas em todo mundo da infelicidade da sujeição que é a porta aberta para
todo tipo de exploração. Portanto horizontalmente substituindo relações
de poder por relações humanas sem exercício de
poder nas escolas, famílias,
gêneros, trabalho, eliminando todo tipo de censuras de acesso as informações,
artes etc.
Quer dizer: foi a partir se organizar de forma
autogestionária, horizontal e com imenso respeito pela liberdade de que se
está, de fato, mudando o mundo e não substituindo elites que fazem o mesmo das
anteriores.
Os anarquistas sempre se organizaram em ateneus libertários
e disseminaram, nas sociedades em que viviam, seus pontos de vista. A origem da
palavra ateneu que me pareceu mais exata foi: "Em Atenas, na Grécia
Antiga, lugar público dedicado à deusa Palas Atena , onde os poetas e literatos
vinhem ler suas obras". Por
isso os anarquistas criaram ateneus libertários de estudos e pesquisas e
suas práticas políticas é a disseminando de seus pontos de vista visando
mudar, pacificamente, opiniões para mudar mentalidades autoritárias e dominadoras em vários
tipos de relações de poder. Portanto eles sempre foram essencialistas e
ateneuistas. A sua organização e proposta são diferentes das dos outros. Suas
ações também. E a história está cada vez mais mostrando que para se libertar de
fato só o anarquismo essencialista e ateneuista pode fazer porque tem provado
atualmente com suas práticas mudado o mundo de forma justa, igualitária e
libertária para todos.
Portanto aqui se pratica o anarquismo essencialista e ateneuista e
não partidos e outras organizações verticais com seus presidentes que, se
conseguirem tomar o poder, como história tem mostrado sempre e monotonamente,
serão os futuros privilegiados e ditadores.
Características
Uma das principais características da prática do anarquismo
essencialista e ateneuista é se organizar em ateneus libertários. Neles se
efetua as pesquisas de relações humanas sem o exercício do poder. São os
maiores centros de pesquisas políticas, psicológicas e sociais que existe. Suas
teorias e pesquisas passam a ser praticadas nas sociedades de quase todo mundo
como ocorreu com o feminismo, a eliminação da palmatória nas escolas, o fim do Pater Familiae, do racismo, o
amor livre com o divórcio, as rendas das pessoas serem semelhantes, o que
alguns países atualmente já estão tentando fazer. Aos que têm pouca
memória, uma espécie de Alzheimer político, cabe lembrar que os primeiros
a sugerir essas mudanças, e foram muito combatidos por isto, foram os
anarquistas. Não foram religiosos, políticos de vários partidos etc. Muito pelo
contrário se uniram sempre contra. Todos eles ou calavam sobre essas
reivindicações ou as perseguiam. Os profissionais do poder, que se convencionou se chamar de políticos, foram inicialmente contra ou emudecidos sobre a liberdade das mulheres, a luta contra o racismo, o
amor livre para todos. Mesmo os marxistas que
achavam que só as lutas de classes importava e não importava o maridão dar
porrada na mulher, negros não existem o que existem são classes sociais. Essas
foram as viseiras deles que Foucault muito bem mostrou que
Marx ficou aprisionado, como um peixe em um aquário do século XIX, quando
se deslumbrou com a economia política criada por Adam Smith e David Ricardo.
O ateneu libertário não é nem partido nem sindicado é
essencialmente uma organização cultural que visa formar opiniões
libertárias para mudar mentalidades e assim
mudar pacificamente no
mundo o que nos indigna. Assim sendo um ateneu liberário deve visar esses
objetivos:
1 – Mudar o mundo sem tomar o poder
Esse postulado de não tomar o poder é porque o poder, seja
qual for e onde seja executado, tem suas próprias regras e maneira de ser que,
em vez da ilusão de se tomar o poder, é ele que nos toma e nos faz dele o
seu servo. A história tem provado isto em todas as relações humanas, países,
governos etc.
2 – Visa disseminar os principais pontos de vista
anarquistas
A teoria anarquista é como uma espécie de estrato teórico
semelhante ao de uma essência de um perfume que se espalha pela sociedade e
assim muda o que é autoritário e ditatorial pela compreensão e consenso da maioria
no exercício de relações humanas sem o exercício do poder. Ele
muda, transformando desde as micros relações de poder específicas, família,
escolas, amor etc, em relações humanas gerais em uma soma de cada uma delas
específicas em relações humanas sem o exercício d de poder. Assim age porque é a soma dessas micros relações de
poder que sustentam o Estado
e os governos. Por isso a contribuição de Foucault sobre os seu conceito de as
relações de poder foi, para o anarquismo, de muita importância assim como
também pensadores como Pierre Clastres e Jacques Monod.
3 – As vitórias do anarquismo essencialista e
ateneuista
Esse tipo de anarquismo pode ser chamado também de
anarquismo vitorioso porque tem atualmente salvado milhões de pessoas em lutas
específicas sem partidos e sem organizações autoritárias da sujeição e
exploração. Essas lutas específicas, que são de fato sociais e não falsas lutas
sociais visando criar novas elites ditatoriais, foram as que criaram o
feminismo, as lutas anti-racismo, eliminação de todo tipo de censuras,
libertação dos prazeres sexuais para todos implantando o amor livre sempre
postulado pela maior parte dos anarquistas, eliminando a miséria de todos por
igualdade de rendas e salários. Essas lutas
específicas associadas têm
levado os partidos, igrejas e focos de dominação a reboque. Essas lutas
libertárias têm sido as únicas vitoriosas atualmente em muitos países.
São as únicas que têm mudado o mundo no aqui e agora e os partidos atualmente
vão a reboque imersos na descrença de todos diante das história dos partidos
que os estão sepultando. A força, como sempre foi, para mudar as injustiças são
as pessoas e não intermediários. Cabe aos anarquismo mostrarem a injustiça e a
solução e todos terminam por compreender e aí nada o impede de transformar a
sujeição em liberdade.
4 – A estratégia e pratica libertária do anarquismo
essencialista e ateneuista é a transformação do poder
Ele não visa tomar o poder, mas o transformar, de baixo
para cima com a eliminação, em toda a sociedade, as microfísicas do poder que
sustentam o Estado e o governo. E então transformando o Estado, o governo e o
poder em uma democracia libertária plena. Quer dizer elas estão
gradativamente, em alguns países, transformando o Estado e o governo, em instituições
que eliminaram todas as repressões e deram igualdade de rendas a todos e sua
função é administrar e garantir a liberdade e igualdade de todos.
5 – Mudando o mundo no aqui e agora sem utopias nem
profecias
Isto não é uma utopia já estamos vivenciando em alguns
países que estão cada vez mais sendo libertários. Não são ainda
totalmente anarquistas mas caminham em direção a sociedades o mais libertárias
possíveis. Portanto a vitória revolucionária e política, do anarquismo
essencialista e ateneuista foi porque, pacientemente, disseminaram sua maneira
de pensar e viver em todo o mundo. Quer dizer: mudando opiniões para
mudar mentalidades e, assim sendo, repito, transformando o poder em
organizador das liberdades e igualdades de todos sem privilegiados e novas elites.
Essa transformação o que conhece como poder hoje é substituído por uma
administração libertária extremamente organizada e eficiente.
6 – Resumo das ações e práticas do
anarquismo essencialista e ateneuista:
1 - Criar ateneus libertários.
2 – Divulgar as teorias anarquistas essencialistas e
ateneuista. Praticá-las, aqui e agora, nos seus ateneus, criando cooperativas,
escolas, atividade artísticas e muitas outras sem relações de poder. O foco
sempre é criar organizações horizontais, sem chefes e partidos, gerando
autonomias associadas para todos.
3 - Efetuar críticas sistemáticas e constantes, em todas as
relações humanas que exerçam o autoritarismo e a dominação do homem pelo homem.
Essas críticas fundamentadas em pesquisas rigorosas é que têm feito mudado a
repressão e sujeição de milhões de pessoas, no aqui e agora, sem utopia nem profecias. A meta é
formar opiniões, divulgá-las e mudar, na maioria, mentalidades autoritárias
para mentalidades libertárias no consenso devido a força da argumentação e de
suas práticas. Essa sempre foi a ação principal do anarquismo que hoje
enfatizamos e descrevemos com o que chamamos de anarquismo essencialista e
ateneuista.
4 – Seu foco é o poder e não a economia ou outros equívocos epistemológicos
para analisar as mudanças sociais e políticas.
5 – Criar, organizar e participar de todas as lutas
específicas associadas. Mas sem partidos e líderes que no futuro formarão
elites milionárias e autoritárias. E a história tem mostrado que em todas
as épocas e em todos os continentes nas mais diferentes culturas e
desenvolvimentos econômicos uma elite substituindo outra e estabelecendo
ditaduras e as mesmas explorações que se diziam ser contras.
6 – Organizar respeitando a pluralidade e evitar unicidade.
7 - Avaliar a eficiência de uma teoria na prática e
eliminar a que for ineficiente.
8 – Ter, como um termômetro político, a avaliação
da qualidade de vida das pessoas quer em um país ou qualquer tipo de
associação o que inclui também a vida das pessoas nos ateneus libertários e a
sua própria existência individual.
Conclusão:
O anarquismo essencialista e ateneuista tem sido vitorioso
porque tem sido eficiente em livrar, no aqui e agora, com vários nomes em
organizações, sem exercícios do poder, milhões de pessoas da dominação e da
miséria.
Leia mais nossas propostas e ações e entre em contato
caso se identifique com elas.